fbpx

Torre Eiffel – Paris/França

A charmosa Torre Eiffel

 

Todos nós já sonhamos um dia em conhecer a famosa Torre Eiffel, não é verdade? Atualmente é um dos lugares mais visitados de todo o mundo.
 
Mas você conhece a historia desse monumento? Sabe porque foi construído?
Nesse artigo iremos te contar todos os detalhes desse monumento, todos os dados e as melhores curiosidades da Torre Eiffel desde sua construção.

História da Torre Eiffel

História Torre Eiffel

 

A charmosa Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889, demoraram mais de 2 anos para finalizar a sua construção.
Naquele ano de 1889, estava acontecendo em Paris, uma feira mundial de exposição e arquitetura, onde se comemorava os 100 anos da Revolução Francesa.
 
A torre foi projetada por o de Gustavo Eiffel, há indícios que foram feitos mais de 500 projetos arquitetônicos para chegar no projeto conhecemos hoje.
Inicialmente o nome não era Torre Eiffel, e sim “La Tour de 300M“ apelidada de “La Dame de Fer”, no bom e velho português: A Dama de Ferro.
 
A torre era para ter duração de apenas 20 anos. No começo, não fez muito sucesso e os artistas e intelectuais de Paris assinaram uma petição com mais de 300 assinaturas para que ela fosse demolida. Inclusive, toda a sua ferragem já havia sido vendido como sucata.
 
Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler mandou destruir a Torre Eiffel. As dinamites chegaram a ser colocadas na estrutura, porém o governador militar alemão naquela época, era apaixonado pela torre e pediu para não continuarem com a demolição.
Para a nossa felicidade, a torre passou a ser visitada por pessoas de mundo todo.
Estima-se que mais de 250 milhões de pessoas já visitaram o monumento, tornando-se o monumento mais lucrativo do planeta.
 
Ahhh caso você esteja curioso em saber, especialista avaliaram o monumento parisiense em mais de 500 bilhões de dólares.

Dados da Torre Eiffel

 

A torre tem a altura de 324 metros, no término de sua construção, era o monumento mais alto mundo e permaneceu com esse titulo por mais 41 anos, até a construção do Chrysler Building, no ano de 1930 em Nova Iorque.
O peso da estrutura metálica é de mais 10.000 toneladas, um detalhe interessante, é que desse total, 60 toneladas é só de tinta.
Para a sua construção, foram utilizados mais de 7 milhões de parafusos. Todos eles colocados à mão, naquela época não tinha maquinário específico para ajudar os operários.
 
Estima – se que até hoje, mais de 300 pessoas já morreram na torre, desde operários e trabalhadores que ajudaram na construção, até pessoas que subiam para se suicidar. Atualmente a segurança do monumento é bem reforçada, para que ninguém tente fazer algo parecido.
 
Para você chegar no topo da torre , ou você sobe de elevador, ou vai ter que encarar subir mais de 1600 degraus. Tem que estar com o porte físico em dia.

 

Curiosidades sobre a Torre Eiffel

 

Ah parte mais legal de toda essa história contada sobre a Torre, é saber as curiosidades que se sabe sobre ela desde sua criação.
 
Ainda falando sobre a quantidade de degraus, um homem colocou seu nome no livro dos recordes, ao subir todos os degraus da torre em apenas 8 minutos. Acho que da pra tentar bater esse recorde, ou não.
 
Existe uma empresa em Paris, que foi criada apenas para pintar a Torre Eiffel. Segundo dados da empresa, para pintar a estrutura inteira demora 7 anos, ou seja, a torre esta em constante processo de pintura.
Mas tudo isso não é apenas um processo estético. Como a torre é feita de ferro, é necessária essa pintura para combater a oxidação da ferragem.
 
Gustavo Eiffel, um dos projetistas da torre, construiu no topo da torre um quarto em que recebia pessoas famosas. Esse quarto ficou fechado por muitos anos, porém atualmente esta aberto para visitas.
 
Para quem gosta de Marketing, a única propaganda que já existiu na torre foi da Citroen, montadora de carro francesa, que escreveu seu nome por toda extensão da torre. Essa propaganda permaneceu na torre por 8 anos.
Isso sim foi uma bela jogada de marketing!
 
E para finalizar, no ponto mais alto da torre sofre com oscilações causadas pelos vento de até 2 metros do seu centro.
Sim meus amigos, no cálculo de toda estrutura consideramos o fator vento!
Inclusive, se você mora em um prédio, fique sabendo que o seu prédio também movimenta (talvez não tanto quanto a Torre Eiffel).
 
Eai, você tem vontade de conhecer a Torre?
Já foi? Conta pra gente como foi sua experiência lá.