fbpx

Tijolo Ecológico

Certamente você já deve ter escutado falar sobre sustentabilidade , certo ? Nós vamos abordar como você pode trazer esse tema para a sua casa e ajudar o meio ambiente.
Vamos começar com Tijolo Ecológico.
Logo abaixo vamos explicar uma alternativa aos blocos de construção para você usar na sua obra.
Ele possui esse nome pois é produzido a partir de resíduos gerados pela construção, sendo uma ótima oportunidade de reaproveitar o entulho da construção civil e aplicar sustentabilidade à obra.
 

O que é o Tijolo Ecológico ?

Tijolo ecológico é um tipo de tijolo feito com uma mistura de cimento, água e argila. Não apenas uma menor quantidade de cimento é utilizada na sua composição fazendo com que ele gere um menor impacto ambiental, mas o tijolo ecológico também pode ser produzido a partir dos resíduos gerados pela construção civil.
Além disso, o processo de fabricação do tijolo ecológico não libera CO2 na atmosfera.

Tipos de Tijolo Ecológico

 
Há no mercado, alguns tipos de tijolo que são considerados ecológicos, são eles: Encaixe a seco, reaproveitamento de resíduos e solo-cimento.
O tijolo de encaixe a seco é um tijolo que permite o encaixe entre peças, que podem ser executadas com pouca ou nenhuma argamassa. Dependendo do local de aplicação, é necessário vergalhões para reforço, assim melhorando o quanto a parede pode suportar.
Esses blocos não são considerados blocos estruturais, e sim de vedação.
Já o tijolo de reaproveitamento de resíduos é composto por cinzas, bagaço da cana-de-açúcar, couro, borracha dentre outros tipos de descarte.
 
O tijolo de solo-cimento se diferencia por não utilizar matérias-primas diferenciadas dos demais, mas economizam energia ao garantirem resistência sem a necessidade do aquecimento em forno.

Diferenças entre o Tijolo convencional e Tijolo Ecológico

Tijolo ecológico
Se engana quem pensa que a única diferença entre o tijolo ecológico e o tijolo convencional é a sua textura e coloração.
Como já mencionado neste artigo, ambos se diferenciam a partir do processo de fabricação.
Além dessa diferença, os tijolos ecológicos favorecem a construção de estruturas menos complexas e mais seguras. Os pilares podem ser embutidos nos furos dos tijolos ecológicos, fazendo com que a carga se distribua melhor sobre as paredes, além de economizar com aço, concreto e argamassa de assentamento. Isso também faz com que os tijolos ecológicos tenham uma maior durabilidade, evitando reformas indesejadas.
Outra grande diferença entre eles é com relação ao acabamento. O tijolo ecológico já possui um acabamento diferenciado, podendo até mesmo dispensar reboco e pintura. Ao contrário do tijolo convencional que precisa de uma camada de acabamento para deixar a parede bonita.
Apesar do tijolo ecológico ser mais caro que o convencional, as vantagens de se utilizar o tijolo ecológico fazem com que ele seja mais econômico a longo prazo. Além de proporcionar uma economia já na própria construção por utilizar menos concreto, argamassa e ferro, ele é mais duradouro e resistente.

Vantagens e desvantagens do Tijolo Ecológico

 
Nesse produto, há vários pontos positivos os quais é bom ressaltar. São alguns deles:
·Melhoria de produtividade
Com o sistema de encaixe desses blocos, é possível eliminar as juntas de assentamento, promovendo um ambiente limpo e produtivo em alvenarias de vedação os quais não possuem instalações hidrossanitárias e elétricas.
 
·Facilidade de execução
O próprio formato já é fabricado de forma que possuam uma furação vertical intuitivas, demonstrando claramente como devem ser encaixados
·Contribuição da habitação popular
Ao utilizar essas peças, é possível viabilizar assentamentos e melhorar as condições de vida de pessoas em habitações precárias

Há também desvantagens nesse produto:


Sendo algumas similares aos blocos convencionais e outras particulares desse tijolo, que são elas:
·Desconfiança por parte dos usuários
Como todos os novos itens no mercado, o tijolo ecológico precisa demonstrar seus pontos positivos para se popularizar. Como ainda no Brasil há uma cultura muito forte em relação ao bloco cerâmico, o usuário leigo pode acreditar que sua casa ficaria mais segura com um bloco cerâmico do que um tijolo ecológico.
·Custo
Como o bloco cerâmico é muito mais barato em nosso país, muitos não buscam conhecer mais sobre o tijolo ecológico, que é uma boa para diminuir custos, aumentar a sustentabilidade e manter um ambiente limpo.
 
Eaí, já tinha escutado falar sobre o Tijolo ecológico ? O que achou do conteúdo?