fbpx

Telhado Verde

O Monte seu Projeto, pensando no meio ambiente, está trazendo em seu Blog temas à respeito da sustentabilidade. 
 
Eai, já escutou falar sobre ? Então acompanhe até o fim, pois iremos tratar de todos os benefícios do Telhado Verde.

O que é telhado verde?

Prédio com telhado verde
O telhado verde leva esse nome por conta do material que é utilizado na sua composição: Plantas!
Ao invés das tradicionais cerâmicas ou qualquer outro material, o telhado verde utiliza vegetação aparente como acabamento.
Mas isso não é apenas para decoração, o propósito desse conceito é economizar energia e tornar a edificação mais sustentável e amigável ao meio ambiente!
Mas se engana quem acha que o telhado verde é apenas criar uma horta no telhado, há muita tecnologia envolvida por trás do telhado verde, já que há um processo bem desenhando que garante todo o cuidado com a manutenção do local.
 

Como funciona o telhado verde?

O telhado verde consiste em 7 camadas de materiais, que são:

1) Telhado: A própria laje que é usada para cobrir a construção, serve como base para sustentar as demais camadas;
2) Membrana a prova d’água: A membrana que garante que nenhuma umidade passe para o interior do prédio;
3) Barreira contra raízes: Já que se trata de plantas, qualquer planta tende a crescer suas raízes, para isso, deve haver uma forma de conter esse crescimento e dar estabilidade ao telhado;
4) Sistema de drenagem: O sistema que serve para drenagem, escoamento e impedir vazamentos ou alagamentos do sistema;
5) Tecido Permeável:Esse tecido serve como base para colocar a terra que vai receber a vegetação;
6) Terra: Camada a qual recebe as plantas e garante a vida do sistema e;
7) Vegetação: Pode ser grama ou alguma planta especifica, devendo ser estudada antes seu tamanho e se é possível inserir no sistema.

Vantagens e Desvantagens de Usar o Telhado Verde

Como todos os sistemas na construção, o telhado verde não é diferente, nele há vantagens e desvantagens, os quais cabe ao proprietário julgar seu custo benefício.

Quanto as vantagens do sistema, podemos citar:

O conforto térmico acústico, considerado o mais obvio benefício, por se tratar de uma cobertura feita de vegetação, ele impede o calor e som entrem para o ambiente interno da edificação. Além disso a temperatura interna é mais agradável.
 
Outro benefício, que torna esse sistema uma ótima opção que envolve sustentabilidade é a menor poluição, por conta do processo de fotossíntese, há uma boa redução na quantidade de poluição ao redor do prédio.
E por fim, o fato de crescer uma vegetação no telhado, torna a construção totalmente única, destacando essas construções aliadas à sustentabilidade.
Suas desvantagens são a mão de obra e a burocracia do projeto.
Por ser um processo novo, e que demanda um certo nível de tecnologia, não é de se esperar uma mão de obra barata, mas por ser algo novo e não haver concorrência, o preço tende a ser mais alto, variando entre R$170 até R$250 por m².
Já pensando na burocracia, por ser uma nova tecnologia, muitos projetos podem ficar travados, por simplesmente ter falta de informação dos agentes de fiscalização.
Casa com telhado verde
Claramente, o telhado verde é uma ótima opção de sustentabilidade, trazendo beleza e conforto a edificação! E ai?! Gostou do telhado verde? Gostaria de ter esse telhado na sua residência? Comente aqui, o que achou desse artigo =)