fbpx

Sensor de Presença – Economia de energia

A tecnologia do sensor de presença possibilitou grandes edifícios criarem sistemas de acionamento automático de lâmpadas em corredores e escadarias como forma de economizar energia e evitar acidentes.

Sabemos que as pessoas podem deixar lâmpadas por distração acesas, tanto em prédios como em casas, o que produz um desperdício de energia elétrica, tornando necessária a utilização de uma tecnologia que produza uma automação e racionalização do consumo energético.

A utilização do sensor de presença não deve ser vista como um simples luxo, mas para ambientes externos, como jardins e entradas de automóveis, ajudam na segurança da edificação, pois qualquer pessoa que entrar em sua casa poderá ser surpreendida com o acionamento da iluminação.

As 5 principais utilizações do sensor de presença nas edificações são:

  • Corredores;
  • Escadarias;
  • Garagens;
  • Jardins;
  • Portões de entrada;

O aparelho funciona detectando energia infravermelha que é irradiada por nosso corpo em forma de calor, que no sensor é interpreta como ondas eletromagnéticas. Neste sentido no momento em que sente a presença de uma pessoa, emite um sinal para que as luzes se acendam e somente se desligam no momento em que não sentem nenhum tipo de energia.

Ainda os sensores dispõem de um dispositivo que desliga automaticamente durante o dia ou manualmente, podendo ainda ser programado a quantidade de minutos que ficará acessa a luz de acordo com as necessidades do cliente.

A instalação deste tipo de aparelho nas edificações é relativamente barata, e os benefícios proporcionados podem ser descritos como a diminuição nos gastos com energia elétrica e aumento da segurança das pessoas. Esta tecnologia usada pelos proprietários de edificações garante o aumento da automação e a redução de custos em longo prazo.

Fonte das imagens:
blog.intelbras.com.br/como-escolher-um-sensor-de-presenca-para-iluminacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *