fbpx

Os principais tipos de materiais utilizados em caixa d’água

A escolha do tipo de caixa d’água a ser instalada na edificação é um processo que demanda tempo, para o cálculo da quantidade de litros ideal, análise das vantagens, desvantagens e a forma que será utilizado o produto.

No mercado brasileiro estão disponíveis uma diversidade de modelos e tipos de materiais que compõem a estrutura da caixa d’água, de forma a atender as principais necessidades de utilização dos clientes.

Os 4 tipos de materiais mais utilizados na fabricação de caixas d’água são:

  • Fibra de vidro: muito utilizado na fabricação de piscinas e reservatórios de grande capacidade, é constituído pela mistura de resina e fibra de vidro. O produto tem características como à leveza, fácil limpeza, manuseio e instalação, mas não é resistente a impactos e perfurações.
  • Polietileno: é um tipo de plástico feito de polímeros a base de petróleo, as suas principais características são a leveza, proteção contra raios UV, resistência no transporte, fácil manuseio, facilidade de instalação e limpeza, mas semelhante à de fibra de vidro não é resistente a impactos e perfurações.
  • Fibrocimento: entre todas as opção é a pior escolha, sendo um produto pouco resistente a impactos, baixa durabilidade e transmite para a água substâncias que prejudicam a saúde dos indivíduos que consomem a água.
  • Aço inoxidável: é um material resistente a corrosão da água, alta durabilidade, resistente a impactos e não trinca. Mas cuidados na instalação são necessários para evitar o contato entre a caixa d’água e metais que provocam riscos profundos que produzem corrosão.

Mesmo com a escolha adequada, a grande maioria dos problemas em caixa d’águas decorrem de erros na instalação, que prejudicam as peças e a eficiência do conjunto, por isso é essencial instalar de acordo com o manual do produto.

Estas dicas e cuidados proporcionam uma segurança na utilização da caixa d’água, dando informações aos proprietários sobre como verificar a instalação, tipos de materiais, vantagens e desvantagens.

Artigos Relacionados:
Como calcular o tamanho da caixa d’água ideal para a edificação.
Como realizar a limpeza da caixa d’água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *