fbpx

Muralha da China

A majestosa Muralha da China

Considerada uma das Sete Maravilhas da Idade Moderna, a Grande Muralha da China é conhecida por sua imensidão e imponência, mas qual o porquê dessa construção?
Você conhece sua história? Sabe por qual motivo e como foi construído?
Nesse artigo iremos abordar os detalhes desse monumento, todos os dados e as curiosidades da muralha da China desde sua construção.

História da Muralha da China

História Muralha da China

Eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno em 2007, a grande Muralha da China foi construída para consolidar o império de Qin Shihuang. O imperador ordenou a construção para mostrar que a China era uma só, visto que todos os estados chineses tinham sua própria muralha.
A construção foi feita ao longo de quatro dinastias, iniciando-se em 1046 a.C. e finalizando apenas em 1644, ou seja, a obra ficou pronta somente cerca de 2200 anos depois!
A muralha tinha como objetivo proteger o país dos invasores e também ocupar homens desordeiros e soldados que com fim das guerras ficavam sem trabalho.
Apesar das restaurações feitas ao passar dos anos, nenhuma manutenção foi tão eficaz quanto a de 1980, quando Deng Xiaoping, líder político chinês da época, deu prioridade a Grande Muralha como símbolo da China!

Dados da Muralha da China

 

Dados Muralha da China

Em média, a muralha tem cerca de 8 metros de altura e 6 metros de largura. Com essa largura do corredor era o suficiente para que os soldados pudessem se movimentar em caso de ataques.
Historiadores estimam que são cerca de 40 mil torres em toda sua extensão. Eram das torres que os soldados observavam a movimentação dos inimigos.
A Muralha é a obra mais extensa do mundo, iniciando-se no lado oeste da China, na província de Gansu, até a província de Liaoning no lado leste. Ela atravessa o deserto de Gobi e quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu), além de duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).
Em 2012 foi anunciado que a muralha da China mede 21.196 quilômetros na totalidade, ou seja, contando todas
paredes já construídas, mesmo que já não existem mais!

Curiosidades sobre a Muralha da China

 

Curiosidades Muralha da China

Existem muitas curiosidades envolvendo a muralha da China!
A Grande Muralha é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987. São mais de 10 milhões de pessoas que visitam anualmente o monumento e você sabia que a muralha da China já foi chamada de “O muro das 10 mil milhas”!?
A Muralha da China é também conhecida como “Dragão da Pedra” e como maior cemitério do mundo, por conta do grande número de pessoas que morreram durante sua construção. Estima-se que mais de um milhão de pessoas perderam suas vidas, seja por conta do frio ou da má alimentação, uma triste curiosidade para um monumento tão grande.
Ao contrário do que se pensa, a Grande Muralha da China não é um muro contínuo. Ela foi construída em partes e uma grande parte dela foi destruída pela erosão, tendo alguns pontos até soterrados pela areia.
E para finalizar, os soldados, durante sua construção usavam sinais de fumaça preta (esterco misturado com palha) para fazer a comunicação entre as torres! (imagina só o cheiro!)
Eaí, tem vontade de conhecer lá??
A China é um lugar incrível, que vale muito a pena visitar =)