fbpx

Fachada Ventilada – Redução de até 50% na conta de energia

Um elemento visual muito importante de uma obra é a sua fachada, afinal, é ela que vai transmitir de forma clara que tipo de edificação é aquela.

A fachada ventilada possui diversas vantagens frente as fachadas tradicionais.

Mas afinal, você sabe o que é uma fachada ventilada? Como funciona uma fachada ventilada? Quais as vantagens de se utilizar uma fachada ventilada?

 

O que é o Fachada Ventilada?

A fachada ventilada é caracterizada por se tratar de um sistema com um afastamento entre o revestimento e a parede externa do edifício, parecido como uma segunda pele da construção.

Por causa do afastamento entre a parede e o revestimento, o ar frio entra pela abertura inferior e o ar quente sai pela abertura superior, resultando em um efeito chaminé e trocando o ar nesse espaço continuamente.

 

Modelos de Fachada Ventilada

 

Fachada Ventilada - Madeira

O tipo de material utilizado na fachada ventilada pode ser um detalhe que faz bastante diferença.

A fachada ventilada pode ser feita com a utilização de placas cerâmicas ou de porcelanato. Além de serem mais duráveis, possuem bastante variedades de cores e texturas.

É um dos materiais mais utilizados em fachadas ventiladas e proporciona um melhor conforto térmico que os outros modelos

O vidro costuma ser utilizado em fachadas ventiladas de obras residenciais e comerciais. Este modelo causa um efeito estético diferente dos outros, deixa o edifício com uma aparência mais moderna e reflete a paisagem do local.

A madeira é um material muito versátil, também sendo utilizado em fachadas ventiladas.  Além de ser bastante resistente, a madeira ajuda a impedir a passagem de luz solar. Casas com esse modelo de fachada vertical são sempre muito bonitas.

A fachada ventilada também pode ser feita com cobre, aço ou alumínio. A maior vantagem desse modelo é a sua alta durabilidade e resistência. O alumínio também se destaca por ser bastante leve, fazendo com que a execução seja mais rápida e fácil.

 

Vantagens da Fachada Ventilada

 

Fachada Ventilada - Alumínio

A utilização da fachada ventilada proporciona um melhor conforto térmico nos ambientes internos da edificação. Nos meses mais quentes, menos calor chega nos ambientes internos da edificação, enquanto nos meses mais frios, menos calor sai dos ambientes internos da edificação.

Colaborando com o conforto térmico, a eficiência térmica também melhora. A redução de energia elétrica em edifícios com fachada ventilada é de aproximadamente 30% a 50%.

Com a fachada ventilada, não ocorre a entrada de água da chuva na estrutura da edificação, proporcionando menor degradação e menos custos com manutenção.

Diversos tipos de materiais podem ser utilizados na fachada ventilada: cerâmica, porcelanato, vidro, madeira ou metais. Dessa forma, as possibilidades de design são ampliadas com a utilização da fachada ventilada.

Os painéis da fachada ventilada são independentes e fáceis de serem instalados. Isso possibilita uma obra em prazos mais curtos e facilidade na manutenção ou reposição das placas.

Parece que a fachada ventilada é uma excelente forma de deixar a edificação mais sustentável, confortável e bonita! Não é mesmo?

E ai? Gostou de saber um pouco mais sobre a fachada ventilada? Gostaria de ter uma dessas na sua casa?