fbpx

Cuidados com a impermeabilização de marquises

A arquitetura contemporânea e minimalista intensificou a utilização de marquises de concreto, sendo utilizado para embelezar esteticamente as estruturas e trazer proteção contra a ação da chuva, em residências e comércios. Os profissionais e proprietários devem estar atentos a proteção destas estruturas contra a umidade, a fim de evitar problemas com infiltrações e enfraquecimento da estrutura.

A impermeabilização de marquises de concreto é essencial para que a estrutura não seja comprometida pelo excesso de umidade, vemos muita dessas estruturas nos comércios e residências, geralmente para adicionar uma cobertura contra a ação da chuva. Mas a umidade pode ocasionar a trincas, enfraquecimento da laje e podendo ocasionar a queda da estrutura, algumas vezes trazendo consequências desastrosas.

No mercado brasileiro existem inúmeros produtos e empresas especializadas para a impermeabilização de marquises e lajes. Geralmente os produtos vendidos para a impermeabilização são eficazes, mas quando aplicados de forma incorreta por profissionais não qualificados, pode trazer problemas com o passar do tempo.

Contudo para a criação de uma marquise adequada deve estar atento quanto ao caimento mínimo para o escoamento da água, que tem de ser no mínimo de 1%, podendo ser em direção para fora da estrutura ou para algum cano de escoamento de água. É importante estar atento quanto à necessidade de escoamento das águas da chuva, evitando problemas mesmo com uma impermeabilização bem feita.

A aplicação dos produtos de impermeabilização deve ser realizada por mão de obra especializada, pois existe profissionais que dizem saber aplicar, mas nem sempre tomam os devidos cuidados necessários para evitar problemas.

6 etapas para impermeabilização de marquises:

 

  1. Regularização da marquise, dando o caimento correto da água;
  2. Aplicação de uma camada de neutrol na laje e no rodapé até a altura de 20cm, esperar secar por 12 horas;
  3. Aplicar carbolástico nº1 sobre a laje, subindo até a altura de 20cm no rodapé, logo após colocar a tela de poliéster para impedir o surgimento de trincas, espere secar por 12 horas;
  4. Aplicar novamente o carbolástico em cima da tela de poliéster e espere secar por 12 horas;
  5. Aplicação a quarta de mão e última de carbolástico;
  6. Após 7 dias aplicar a proteção mecânica;

As empresas especializadas em impermeabilização contam com uma gama de produtos e soluções que ajudam os proprietários nas mais variadas necessidades, com mantas asfaltica, manta asfaltica de alumínio, manta asfaltica de polietileno ou poliéster e impermeabilizações feitas a frio. Cada uma serve para uma determinada característica de uso, sendo necessária a avaliação do profissional especialista em impermeabilizantes, para saber o mais adequado e que trará melhores benefícios as marquises.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco que indicaremos as melhores empresas no ramo de impermeabilização.

Fonte das imagens:
forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=20&Cod=1800

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *