fbpx

Concreto com Agregado Reciclado

O agregado reciclado pode ser incorporado ao concreto para substituir integralmente ou parcialmente o agregado natural do concreto.

Mas afinal, o que é o agregado reciclado? Por que seu uso é interessante?

Esse artigo vai te explicar porque esse material está ganhando espaço no mundo.

 

O que é Agregado Reciclado

 

O agregado reciclado de resíduos de construção e demolição começou a ser investigado na Europa em 1980. O pioneirismo europeu surgiu na Alemanha, com a reciclagem desses resíduos devido a necessidade em se reconstruir as cidades destruídas pela segunda guerra mundial.

O agregado reciclado é um material proveniente da reciclagem dos materiais da própria construção civil, sendo possível substituir tanto o agregado graúdo natural (a brita), quanto o agregado miúdo natural (a areia).

O agregado reciclado pode ser constituído de concreto, argamassa, cerâmica e entre outros. O quanto de cada material constitui o agregado reciclado depende de onde está vindo o resíduo. Por exemplo, se a usina de reciclagem recebe uma caçamba proveniente de uma demolição predial, poderá conter uma maior concentração de concreto do que uma caçamba recebida de uma obra em fase de acabamento.

 

Vantagens / Desvantagens

 

A utilização de agregado reciclado é ambientalmente sustentável pois diminui dois problemas da construção civil:

  • Reduz o consumo de recursos naturais constituintes do concreto;
  • Reduz a quantidade de resíduos de construção e demolição descartados em aterros.

Entretanto, o agregado reciclado é um material mais poroso quando comparamos ao agregado natural, mesmo quando constituído em grande parte de concreto. Portanto, o concreto com agregado reciclado apresenta, em geral, uma resistência menor que o concreto com agregado natural.

 

Tipos de Agregado Reciclado

 

O agregado reciclado proveniente de resíduos de construção civil pode ser dividido em dois grupos:

  • Agregado Reciclado de Concreto: obtido pela reciclagem de concreto fresco ou endurecido, com grande quantidade de cimento Portland em sua constituição.
  • Agregado Reciclado Misto: obtido pela reciclagem de materiais de composições variáveis, como concreto e cerâmica vermelha.

Aplicações

O agregado reciclado pode ser utilizado principalmente em aplicações não estruturais como drenagem, terraplanagem, regularização de vias, contrapisos, argamassa de assentamento.

Para utiliza-lo em aplicações estruturais, é necessário um maior controle de qualidade e maior presença de concreto em sua constituição, utilizando-se, portanto, o agregado reciclado de concreto. Outra estratégia para a viabilização do agregado reciclado em elementos estruturais é não realizar a substituição total dos agregados, e sim uma substituição parcial dos agregados naturais.

Atualmente o Brasil estuda largamente a aplicação desse material em elementos estruturais, sendo o pavimento a sua aplicação mais explorada.

Gostou desse exemplo de sustentabilidade?

Você imaginava que era possível reciclar o concreto?

Fonte das imagens:
www.mapadaobra.com.br/inovacao/concreto-pode-ser-reciclado-e-reaproveitado/