fbpx

Cimento Queimado, o queridinho entre os acabamentos!

Você sabe o que é cimento queimado?
Logo abaixo vamos explicar mais uma alternativa para você revestir o seu apartamento.
Apesar do nome, o cimento queimado não é um cimento cujo preparo envolva o fogo.
 
O cimento queimado é uma argamassa de fácil execução, podendo ser preparado in loco com apenas 3 constituintes: areia, cimento e água. Em alguns casos pode-se utilizar plastificantes, que melhoram a trabalhabilidade do material, facilitando sua aplicação.
 

Principais aplicações do cimento queimado

 
O cimento queimado pode ser aplicado tanto em pisos como em paredes, sendo utilizado atualmente para diversos estilos de decoração, desde o rústico até o contemporâneo.
Como possui boa resistência à água, pode ser utilizado em áreas descobertas, e possui uma limpeza simples com água e sabão neutro. Entretanto, é um revestimento frio, não recomendado quando se deseja um ambiente mais aquecido. E por ser um revestimento muito liso, pode se tornar um piso escorregadio.
 
O preço do piso de cimento queimado varia de acordo com a aplicação, mas a custo por m² gira em torno de R$ 70,00 a R$ 80,00. Esse tipo de piso é até 50% mais barato que outros revestimentos, como o porcelanato, além de ser mais fácil de instalar, uma vez que consiste basicamente na mistura do cimento com água e areia.

Principais Vantagens do Cimento Queimado

Cimento queimado parede e piso
 
 
Dentre as principais vantagens do cimento queimado destaca-se a sua flexibilidade de utilização, podendo ser aplicados em salas comerciais e em quase todos os ambientes de uma residência.
Entretanto, sua aplicação no interior dos boxes dos banheiros não é recomendada pois seu material pode reagir com xampus e outros produtos de higiene estragando assim sua textura.
 
Outra vantagem desse revestimento é a sua durabilidade, pois possui uma boa resistência ao impacto. Porém, é comum o aparecimento de trincas.
 
Embora o fato desse revestimento ser uma peça única, o que facilite na limpeza e na manutenção, o mesmo não possui juntas, que permitem a dilatação e contração ao longo de sua vida útil, facilitando a formação de trincas.

 

Método de aplicação do cimento queimado

Aplicação Cimento Queimado
 
A argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Em casos em que a base esteja muito lisa, é feito um chapisco para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, é feito o nivelamento com o auxílio de uma régua metálica.
 
Se o processo parar por aí, esse piso vira o famoso cimentado, que reveste boa parte das calçadas das nossas cidades. O ato de “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado.
Como já foi dito, cimento queimado não envolve fogo ou maçarico, este nome é dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida.
 
Ao realizar esse processo de espalhar pó de cimento sobre o piso, a superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso.
Após a secagem está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado
 

Tipos de cimento queimado

 
Além do cimento queimado comum, existem outras variações desse revestimento, capazes de agradar diversos gostos decorativos.
 
· Cimento queimado branco: caso você esteja buscando uma cor um pouco mais clara na sua decoração, é possível adicionar na argamassa pó de mármore ou granito. Quando mais claro você desejar, maior é a quantidade desses materiais que precisam ser adicionadas.
· Cimento queimado colorido: caso você deseje na sua decoração adicionar tonalidade nas paredes ou pisos, é possível usar pigmentos coloridos na mistura do cimento queimado, atingindo cores mais vibrantes ou tonalidades mais escuras.
 
O cimento queimado, é uma excelente alternativa para dar acabamento as paredes e pisos da sua residência. Para mais informações entre em contato com a gente , trabalhamos com os melhores profissionais do assunto.