fbpx

Burj Khalifa – Dubai/Emirados Árabes

Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo!

Atualmente o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa é admirado por muitos como um dos maiores feitos da humanidade.
Você sabia desta incrível obra da engenharia? Conhece sua história?
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a história desse incrível arranha-céu, e algumas curiosidades sobre uma das maiores conquistas da engenharia moderna.

História do Burj Khalifa

 

Burj Khalifa

O Burj Khalifa (em árabe: “Torre do Khalifa”) está localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unido. Construída entre setembro de 2004 e janeiro de 2010, é a mais alta estrutura feita pelo ser humano. Com 160 andares distribuídos em 828 metros de altura, o Burj Khalifa pode ser visto a uma distância de até 95 quilômetros e faz parte do complexo de dois quilômetros quadrados “Downtown Burj Dubai”.
Ao longo dos quase seis anos de construção, cerca de 12 mil operários consumiram 22 milhões de homens-horas na obra, que teve um orçamento total estimado em 1,5 bilhão de dólares. Arquitetada por Adrian Smith, a torre foi construída pela Samsung Engineering & Construction e foram utilizados 330.000 m³ de concreto e 55.000 toneladas de aço, fazendo com que a estrutura tenha um peso aproximado de 500 mil toneladas.

O que tem no prédio mais alto do mundo?

 

Restaurante Burj Khalifa
Uma das principais atrações disponíveis no Burj Khalifa é o deque de observação chamado “At The Top” a impressionantes 442 metros de altura. De lá é possível ter uma vista incrível de 360º de Dubai, incluindo o deserto e o oceano.
Com a enorme quantidade de andares, o Burj Khalifa consegue ter diferentes funcionalidades em seus quase 1 km de altura.
A torre conta com andares coorporativos, apartamentos residenciais e o luxuoso hotel Armani com diárias que podem chegar a R$ 11 mil.
Logo abaixo, no 122º andar, é possível ter uma ótima refeição no restaurante mais alto do mundo, o At. Mosphere Grill. Projetado para ser o restaurante mais luxuoso do planeta, ele oferece uma vista panorâmica da cidade e do golfo pérsico para até 210 pessoas.

Curiosidades sobre o Burj Khalifa

 

Vista Burj Khalifa
Além de ser a detentora do recorde de prédio mais alto do mundo, há muitas outras curiosidades envolvendo o Burj Khalifa!
Ao todo, o edifício conta com 49 elevadores. Alguns deles fazem paradas apenas nos andares 43, 76 e 123 para deixar mais rápida a longa viagem para os andares mais altos do edifício. Vale citar o elevador mais alto do mundo, com 504 metros de percurso.
Quase 28 mil painéis de vidro cortados à mão foram usados no revestimento exterior do Burj Khalifa. São necessários cerca de 3 meses para limpar toda a estrutura.
Na véspera de Ano Novo de 2015, aconteceu em Dubai algo incrível. Com duração de 10 minutos, mais de 1,6 toneladas de fogos de artifício foram lançadas e estabeleceu um novo recorde de fogos de artifício mais altos.
Por sua grandiosidade, o Burj Khalifa também já serviu de palco para algumas tentativas de recorde, como o salto mais alto de Base Jump de um prédio.
Se você quiser, pode ver o mesmo por do sol duas vezes em Dubai. É possível ver o por do sol em um piso baixo, e novamente no “At The Top”, a 442 metros de altura.
E aí, tem vontade de ver o por do sol do deck de observação mais alto do mundo??