fbpx

Água de Reuso – Redução de até 50% na conta de água

Você sabe o que é Água de Reuso?

Logo abaixo vamos explicar o que é água de reuso e os benefícios que essa prática pode proporcionar.

Foto 1

O que é água de reuso?

Água de reuso é a água que é utilizada mais de uma vez antes de voltar ao seu ciclo natural.

Reutilizar a água é a ação de transformar as águas residuais em uma água que pode ser utilizada para algum outro propósito, como por exemplo a irrigação.

A importância da água de reuso foi percebida pela humanidade há muito tempo, pois existem relatos de que a mesma é utilizada na irrigação desde a Grécia Antiga.

Tipos de Reuso

Água de Reuso

A maior parte dos usos da água reutilizada são para fins não potáveis, como por exemplo a descarga de vasos sanitários, lavagem de ruas e calçadas, resfriamento de usinas hidrelétricas e até mesmo no preparo de concreto.

Ocorre também a aplicação de água reutilizada para usos potáveis, que requer um tratamento mais tecnológico, com maior monitoramento para garantir a confiabilidade. Essa categoria pode ser dividida em direta e indireta:

  • Reuso direto das águas: após o tratamento dos efluentes, os mesmos são conduzidos ao local de reuso, como indústria e irrigação, não sendo descarregados no meio ambiente.
  • Reuso indireto da água: após o tratamento dos efluentes, os mesmos são descarregas no meio ambiente de forma planejada, para serem utilizados a jusante.

Motivos para o reuso da água:

Como um recurso natural de valor econômico, estratégico e social, a água é essencial à existência e bem estar do ser humano.

Durante muito tempo, a generosidade da natureza nos fazia acreditar em inesgotáveis mananciais, abundantes e renováveis. Hoje, o mau uso, aliado à crescente demanda, se tornou algo preocupante.

A utilização da água de reuso tem como umas das principais vantagens a preservação da água potável para uso exclusivo das necessidades que exigem a sua potabilidade, como por exemplo para o consumo humano.  Já que reutilizando a água é possível reduzir o consumo de água potável destinada a outra finalidade que não seja para o consumo.

Outro motivo importante para aderir ao reuso da água é a poluição e contaminação ambiental que o ser humano ocasiona ao devolver a água para o meio ambiente sem tratamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) listou os 4 principais motivos para aderirmos ao reuso de água:

  • Aumento da escassez de água;
  • Aumento da população;
  • Necessidade de uma melhor segurança alimentar;
  • Aumento da poluição devido ao despejo incorreto de águas residuais no meio ambiente.

Captação da água da chuva

Você sabe o que nós podemos fazer para reduzir o consumo de água em nossas residências? Podemos utilizar a captação da água da chuva.

A água da chuva depositada nas coberturas das edificações pode ser captada e armazenada em um tanque ou uma cisterna.

Já pensou que além de reduzir o desperdício de água também podemos economizar na hora de pagar a conta?

Existe também a vantagem de que a captação de água da chuva reduz o volume de água que vai diretamente para o sistema de drenagem, rios e córregos, diminuindo os riscos de inundações e enchentes.

Hoje em dia é possível calcular o tamanho do tanque que será necessário para capitar toda a água da chuva possível, de acordo com o tamanho do telhado e da incidência de chuva na região. Para isso podemos utilizar a ABNT NBR 15527:2007.

Entretanto alguns cuidados devem ser tomados. Uma vez que a água da chuva carrega com ela a poluição do ar, é recomendado que se descarte os primeiros milímetros da água que cair, eliminado a água proveniente dos primeiros minutos da chuva.

Também se recomenda que os reservatórios sejam higienizados com solução de hipoclorito de sódio ao menos uma vez por ano, conforme recomenda a ABNT NBR 5626:1998.

Reuso das águas cinzas

Reuso da água da chuva

 Outra forma de economizar com o uso de água potável e beneficiar o meio ambiente é o reuso das águas cinzas.

As águas cinzas são águas residuais que foram utilizadas em chuveiros, lavatórios, tanques e máquinas de lavar.

As vantagens do reuso das águas cinzas vão além da economia na conta de água e da conservação dos recursos hídricos. Pois reaproveitando as águas cinzas, temos uma minimização da poluição hídrica nos mananciais, maximização da infraestrutura de abastecimento de água, alívio no sistema de tratamento de esgoto, além de estimular o uso racional e a conservação de água potável.

É estimado que a utilização das águas cinzas nas descargas sanitárias possa reduzir de 30% a 50% o consumo de água potável.

E você? Gostaria de ter uma residência capaz de reduzir o consumo de água potável?

Fonte da imagens:
sustentarqui.com.br/aguas-cinzas-o-que-sao-e-dicas-de-reuso/
liter.com.br/tratamento-e-reuso-de-agua-cinza/