fbpx

Orientação Solar – Saiba porque é tão importante para o seu projeto

A orientação solar sempre deve ser observada na elaboração do projeto de sua casa, pois uma construção com orientação incorreta dos compartimentos, pode levar as pessoas que vão usufruir destes espaços não só a criação de desconforto da habitação como podem trazer problemas de saúde ocasionados pela falta da radiação solar no local onde se faz necessária.

Vivemos em um país de clima tropical, onde as temperaturas elevadas podem ocorrer ao longo do ano, sendo mais intensa no verão, por isso deve-se orientar os quartos sempre em direção norte ou leste, já que o período da manhã a incidência dos raios solares são menos intensos que no período da tarde.

A construção de um projeto de uma casa tem de ser elaborado por um profissional que detenha esses conhecimentos básicos para a elaboração do projeto de sua casa, o que podemos dizer e garantir que sol não muda de lugar, portanto, a orientação solar é o a,b,c do projeto, por isso sempre observe e critique a orientação solar do seu projeto.

Aqui está um esboço de um projeto de uma casa e sua orientação solar:

Incidência Solar

Alguns alertas devem ser observados para que um projeto de uma casa atenda as necessidades de uma boa orientação solar: evite direcionar as aberturas de janelas para oeste, pois neste período a intensidade da radiação solar é maior. Sempre é recomendado a orientação solar oeste em regiões onde o clima seja predominantemente ameno ou frio.

Os compartimentos ( dormitórios, salas, cozinha, banheiros etc.) que ficarem localizados com a orientação solar sul, terão uma incidência menor dos raios solares e portanto a intensidade de iluminação mais baixa que os demais compartimentos de uma casa.

Por isso, na elaboração do projeto de sua casa, contrate sempre um profissional que seja qualificado para construir essas soluções e que tenha boas referências.

Fonte das imagens:
elo8imoveis.com.br/blog/2019/10/21/qual-e-a-melhor-posicao-solar-para-um-imovel/
ecocasaportuguesa.blogspot.com/2017/03/eco-casas-orientacao-solar.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *