fbpx

A diferença entre Piso Vinílico x Piso Laminado

Entenda a diferença entre eles e escolha o melhor para a sua obra !

Certamente você já deve ter escutado falar dos pisos laminados e pisos vinílicos. Mas você sabe a diferença entre eles? Qual deles é melhor para a sua obra?
 

Piso Vinílico

Colocação Piso Vínilico
 
O piso vinílico é composto por uma base de borracha, composta por fibras de vidro e PVC. Sobre essa base, é colocada uma estampa característica de cada material e uma resina, a qual é responsável pela proteção do material contra desgaste natural e abrasão.
 
Pode ser encontrado em forma de régua ou placas, com espessura variando entre 2 e 5 milímetros, e são bem resistentes a água. Porém muito cuidado, caso derrube qualquer liquido sobre esse material é aconselhável que seque rapidamente, para não ocasionar manchas.
 
O piso vinílico é antialérgico, sendo assim bastante indicados para quem tem crianças ou idosos em casa.
 
Outro ponto muito interessante, é que o vinílico tem a capacidade de diminuir a propagação de som e serem bons isolantes acústicos. Por isso esse material é bastante aplicado em apartamentos, para não ocasionar muitos ruídos no vizinho de baixo. Ninguém merece ficar escutando barulho de pisada do vizinho o dia todo né?!
 
Por ser instalado com cola, caso tenha que fazer a troca de alguma peça, consegue trocar apenas uma unidade. Já imaginou ter que retirar todo o piso para fazer a troca de apenas uma peça? Infelizmente com piso laminado é assim, mas vamos falar disso mais à frente.

Piso Laminado

Colocação Piso Laminado 
 
 
O piso laminado, é feito com uma base de materiais derivados da madeira (HDF), sobre essa base incide uma camada com a estampa decorativa, fixada com resina.
 
Devido a sua composição de materiais, o piso laminado normalmente custa 30% mais barato que piso vinílico, porém, não pode derrubar água sobre ele. Qualquer material liquido que caia sobre ele deve ser seco imediatamente, por esse motivo não é indicado para cozinhas, ou qualquer área úmida.
 
A espessura do piso pode variar entre 7 e 8 milímetros, e quanto maior a espessura do piso, mais resistente ele é.
 
A técnica de aplicação é por encaixe “macho e fêmea”, ou comumente chamado de sistema Click e pode ser inserido sobre qualquer piso ou superfície.
Devido a esse método de instalação, o piso laminado tem a desvantagem de que caso tenha que trocar uma peça, é necessária a desmontagem do piso todo.
Instalação
 
Para realizar a instalação de qualquer um dos pisos, a superfície deve estar seca e nivelada. O sucesso da instalação depende muito de como esta a área em que esse material vai ser inserido, por isso é recomendável chamar o instalador um dia antes para que seja realizada uma inspeção do ambiente.
 

Instalação Piso Vinílico

 
Para começar a instalação do piso vinílico é necessário, além da regularização do contrapiso, a colocação de uma manta niveladora. Após 3 horas de secagem, o piso já esta pronto para ser instalado.
Lembrando que o vinílico não pode ser instalado sobre carpetes ou madeiras.

Instalação Piso Laminado

 
Já o piso laminado, a colocação é semelhante à anterior, porém existem dois tipos diferentes de mantas que devem ser inseridas antes da colocação das peças.
 
Para as casas térreas é indicado a colocação de um filme plástico para evitar a percolação de água do solo direto para o piso.
Para apartamentos e andares superiores é colocada sob o laminado uma manta acústica para evitar o barulho nos vizinhos de baixo.
 
Eaí, qual deles vocês preferem? Deixa aqui sua opinião nos comentários …