fbpx

A diferença entre Piso Porcelanato x Piso Cerâmica

Alguma vez você já esteve em uma loja de materiais de construção, e o atendente veio e te perguntou:
Qual revestimento você prefere, porcelanato ou cerâmica?
Eaí, fica aquela grande dúvida, mas qual a diferença entre os dois? Qual tipo de revestimento eu devo escolher?
 
Se você tem essa dúvida, aconselho a ler esse artigo até o fim que tenho certeza que vai te ajudar bastante na hora de escolher para a sua casa.
 

Porcelanato ou Cerâmica, qual a principal diferença?

A principal diferença entre porcelanato e cerâmica está no processo de fabricação. A cerâmica é um material composto por 70% argila, já o porcelanato é composto por 70% por materiais rochosos o que o torna um material mais impermeável e mais recomendado para áreas molhadas, assunto que trataremos mais a frente.
 
Ambos os materiais podem ser usados nos mesmo ambientes, porém cada um deles possui as suas qualidades e ambientes mais adequados.

Porcelanato, principais características

Piso Porcelanato

 
O porcelanato caracteriza por ser um material mais liso e homogêneo utilizado na maioria das vezes em ambientes internos por trazer mais sofisticação e brilho.
Esse material pode ser encontrado em algumas versões, diferenciados pelo tamanho e textura.
As principais são:
Natural: Acabamento som superfície polida, utilizado muito em áreas de grande circulação como restaurantes e comércio
Rústico: Caracteriza por uma superfície mais áspera.
Polido: Como o próprio nome já diz, possui polimento em sua superfície trazendo mais brilho que os outros materiais.
Acetinado: Possui uma superfície lisa, muito utilizado em coberturas e áreas externas. Durabilidade
 
O porcelanato é um material mais resistente, devido o fato de no processo de fabricação a temperatura de queima ser por volta de 1200 graus , já o cerâmico é em torno de 850 graus. E quanto maior a temperatura de queima do material, maior é a resistência mecânica desse material.
 
Outro ponto bastante interessante é que devido o porcelanato ser composto por materiais
mais nobres e rochosos, o material se torna praticamente impermeável, sendo mais adequado para áreas molhadas como cozinhas e banheiros.
 

Estética

 
Não podemos deixar de falar sobre esse assunto quando nos referimos ao porcelanato.
Devido a sua homogeneidade e brilho o porcelanato costuma ganhar preferência no quesito beleza. Por não possuir poros, é muito mais fácil de limpar e não acumula sujeira mantendo sempre um brilho mais intenso.
 
Entretanto, depende muito do gosto do cliente, a cerâmica vem ganhando muito mercado com os acabamentos mais foscos, trazendo também um detalhe incrível ao ambiente.
 

Cerâmica: Bom, Bonito e Barato.

 

Piso Cerâmico
 
A cerâmica apresenta uma versatilidade muito grande de modelos e tipos podendo ser encontradas de duas formas: esmaltadas e não esmaltadas.
A cerâmica esmaltada por receber um tratamento a mais, é mais resistente à umidade. As cerâmicas esmaltadas possuem uma sigla GL na embalagem para melhor identificação.
As peças cerâmicas são classificadas de acordo com o PEI, Porcelain Enamel Institute, responsável por regulamentar a resistência do material, quanto maior for o número PEI menos desgaste o piso sofre.
As classificações vão desde PEI 1 até PEI 5 , sendo a PEI 1 a com menor resistência à abrasão e a PEI 5 com a maior. Baixo Custo
 
No que tange custo, as peças cerâmicas levam grande vantagens ao porcelanato.
 
Devido ao seu processo de fabricação ser mais simples e a maior facilidade para instalação do material, a cerâmica costuma ser encontrada mais facilmente nas lojas de
materiais de construção com um preço mais em conta que o porcelanato.

 

Variedade

 
Por possuir um valor bem mais em conta que o porcelanato, é mais fácil encontrar diferentes modelos e texturas de cerâmica no mercado, ficando assim bem mais simples acertar a aparência do seu cômodo.
 
Existem muitos modelos de cerâmica no mercado, é bem mais fácil encontrar algum que se conecte com o seu gosto, além de que as cerâmicas esmaltadas, por não possuir poros, são tão fáceis de limpar quanto o porcelanato.
 
Portanto, muita calma quando for escolher o tipo de material que vai usar na sua obra. Atualmente existem muitos tipos e modelos, com os mais variados preços e gostos.

Independente de qual material você for utilizar, seja ele porcelanato ou cerâmico, certifique-se de contratar um bom profissional, pois mais importante que a escolha do material é a instalação do mesmo.

Fonte das imagens:
blog.abcdaconstrucao.com.br/dicas-de-especialista/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-porcelanato-polido