fbpx

A diferença entre Mármore x Granito

Ao longo dos anos na construção civil é comum o uso de variados tipos pedras que desempenham funções importantes, seja na estrutura ou seu uso aplicado a decoração em pisos, entre outros. No caso da decoração, o granito e o mármore são as duas pedras mais utilizadas.
Está pensando em decorar sua casa com granito e mármore? Leia esse artigo e acabe com quaisquer dúvidas que você possa ter em relação à essas belas pedras!

O que é o granito?

Bancada de granito
Granito é um tipo de rocha natural que se forma como resultado do resfriamento do magma derretido. Esse tipo de rocha possui em sua composição o quartzo, a mica e o feldspato, resultando em um tipo de rocha bastante resistente e durável. O feldspato é o que altera o padrão da cor do granito, fazendo com que proporcione diferentes cores a rocha.
 
A qualidade do granito pode ser determinada a partir da sua textura, composição mineralógica e estrutura dos cristais na rocha.
 
Já o preço do granito, depende da sua disponibilidade na natureza. Os granitos cinzas são os mais comuns, e, portanto, os mais baratos. Os granitos brancos e pretos são os mais raros, e, consequentemente, mais caros.

O que é o mármore?

 

Monumento de mármore
Mármore é um tipo de rocha natural metamórfica. Isso significa que a rocha original precisou passar por uma transformação. No caso do mármore, ele é formado a partir do calcário que foi exposto a alta pressão e calor.
 
O mármore é um tipo de rocha mais porosa e menos resistente que o granito. Porém, é um tipo de pedra mais elegante, com um aspecto mais sutil, sendo mais caro do que o granito.
 
Geralmente encontrado na cor branca, o mármore é muito apreciado desde a antiguidade para agregar valor estético as construções, além de serem usados em esculturas, vasos e outros ornamentos. O Taj Mahal, na Índia, foi inteiramente construído com mármore.
Durabilidade
Uma grande diferença entre granito e mármore é a questão de sua durabilidade e porosidade. Isso influencia onde a pedra será aplicada. O granito, por ter um elevado grau de dureza, tem maior durabilidade, resistindo a chuva, ventos e à ação do tempo por longos anos, diferente do mármore, que são mais sensíveis e precisam de um cuidado maior.

Como escolher entre Granito e Mármore?

Levando em consideração suas características, o granito é aplicado em pias, bancadas de cozinha e áreas de serviço e locais onde há tráfego de pessoas, como estações e saguões por exemplo, onde tem maior contato com água e materiais abrasivos, assim resistindo mais e não perdendo sua beleza.
 
Um material mais poroso e menos resistente que o granito, é indicado para pisos em ambientes internos com baixo tráfego de pessoas, revestimento de paredes e decorações.
Fonte das imagens:
portogente.com.br/noticias/comercio/109423-granito-branco-conheca-os-principais