fbpx

5 Dicas para Economizar na Obra

Um dos maiores obstáculos pra quem vai construir ou reformar, é realizar a obra sem que haja grandes dores de cabeça e estouros no orçamento.

Realmente, obra não é uma tarefa muito fácil e requer muitos cuidados, porém existem algumas estratégias e dicas muito valiosas que irão te ajudar a realizar a obra sem muito estresse. Esta pensando em construir? Mas esta com medo de suas economias não serem suficientes? Leia esse artigo até o final, pois separamos 5 valiosíssimas dicas para você economizar na sua obra e concretizar seu grande sonho.

 

5 dicas para economizar na obra

 

1- Planejamento

Pode parecer clichê, mas como tudo na vida, a sua obra também precisa ser planejada.

O planejamento deve ser iniciado com um projeto bem definido, com as seguintes perguntas: O que vamos fazer? Qual é o orçamento disponível? Quanto tempo eu tenho para realizar a obra?

Todas essas perguntas evitam desperdícios de materiais, mão de obra e perda de recursos financeiros. Não construção civil, tão importante quanto executar é planejar.

Após criado seu escopo de obra e colocado tudo na ponta do lápis, certifique-se de escolher profissionais capacitados para realizar o serviço .

 

2- Contrate Bons Profissionais

Muito se engana quem pensa que contratar um arquiteto e um engenheiro para gerir a obra irá aumentar os custos da obra. Dependendo do que será feito, a contratação desses profissionais pode gerar até 20% de economia no seu orçamento.

A contratação de profissionais bem capacitados, faz com que a sua obra fique mais alinhada com o projeto, evitando desperdícios de materiais e tempo. Não se esqueça, tempo é sinônimo de economia na hora de construir.

Mas você pode estar se perguntando: Quem eu contrato? Como vou saber se o preço esta justo ou não? Para todos os serviços que você for realizar na sua obra, faça uma cotação com no mínimo 3 profissionais do setor, assim você terá mais facilidade para adequar esse custo no seu orçamento .

Cuidado: Não procure o mais barato, procure o mais eficiente! Muitas vezes o barato, sai caro.

 

3- Manutenção é mais barato que Reforma

Um erro que acontece na maioria das casas é: deixar pra depois para realizar alguma pequena manutenção.

Seja algum vazamento na pia, algum mofo que esta se fixando na parede ou alguma pintura que ficou pela metade. Esses problemas acabam se tornando uma bola de neve, e com isso aumenta os problemas e gastos na hora da reforma.

Por exemplo: um pia que esta com pequeno vazamento, essa água pingando pode vir a estragar a pintura, ocasionando mofo; pode estragar a marcenaria, além do aumento da conta de água no fim do mês.

Então, ao invés de esperar tudo estragar e ter que gastar uma fortuna com a reforma, faça a manutenção aos poucos e deixe a casa sempre em ordem! Isso sim, é uma maneira muito eficiente de economizar.

 

4- Pesquise preços online

Sempre fomos acostumados a comprar nossos móveis e utensílios domésticos em lojas físicas, porém vivemos na era digital e hoje em dia conseguimos comprar a maioria das coisas pelo nosso computador ou celular.

As lojas online além de oferecer uma variedade muito grande de produtos, oferecem grandes descontos por ter menos custos com funcionários e aluguel. É muito comum encontrar o mesmo produto de uma loja física em sites com o preço até 20% mais barato.

Uma dica muito legal é: tente comprar os produtos no mesmo fornecedor ou fabricante, pois assim o seu poder de barganha é muito maior.

 

5- Cuidado com o “Já que”

É muito comum as obras saírem do orçamento devido ao não cumprimento do planejamento inicial. Um grande responsável, para que isso ocorra, é uma pequena expressão, mas que aumenta e muito os gastos na obra: “já que”.

“Já que eu estou pintando esse quarto , eu vou pintar o outro também”

“Já que o pedreiro esta aqui, vou pedir para ele fazer tal coisa”

Lembrem-se, uma obra é realizada por etapas, então se você pedir para um pintor realizar uma pintura extra, ou um pedreiro construir uma nova parede, isso acarretará em novas etapas no projeto, mais dias de obra e consequentemente aumento de gastos.

Então, tomem muito cuidado na hora de realizarem a sua obra, mantenham sempre o planejamento inicial para evitar futuras surpresas no seu orçamento.

Fonte das imagens:
awacomercial.com.br/blog/orcamento-de-obra-aprenda-como-economizar-sem-perder-a-qualidade/