Qual o melhor tipo de churrasqueira, alvenaria ou pré-moldada?

Qual o melhor tipo de churrasqueira, alvenaria ou pré-moldada

by Alexandre

in Dicas de construção

A construção de uma churrasqueira faz parte do desejo da grande maioria dos brasileiros, sendo vista na maior parte das residências no país, tendo diversos aspectos e formas. Nota-se que a criação de uma área de lazer está vinculada quase que diretamente com a construção de uma churrasqueira, pois serve como um local para fortalecimento dos laços de amizade e um espaço de festas.

Torna-se necessário a avaliação da construção de uma churrasqueira, verificando a real utilização e necessidade, podendo ser construída de alvenaria ou pré-moldada. Contudo o proprietário deve levar em consideração para a escolha a intensidade de uso e para qual fim será destinada.

Para evitar dores de cabeça, a contratação de uma mão de obra especializada é essencial para evitar problemas no uso da churrasqueira, como retorno da fumaça, trincas, falta de tijolos refratários, dimensionamento incorreto e falta de locais para retirada das cinzas. Evidentemente que a confecção de uma boa churrasqueira passa pela realização de um projeto, feito por um arquiteto ou engenheiro, como forma de dimensionar corretamente e evitar erros grosseiros de execução.

As principais diferenças entre estes dois modelos são:

  • Alvenaria: é considerada a que tem melhor durabilidade, flexibilidade, conservação do calor e indicada para uso intenso, a principal desvantagem é o alto custo construtivo, pois necessita de um profissional qualificado para sua confecção. A manutenção é simples, basta não lavar a churrasqueira, apenas retirar as cinzas, como forma de evitar o surgimento de fissuras e trincas.
  • Pré-moldada: são estruturas previamente construídas em módulos na indústria, a sua principal vantagem é a velocidade de construção, customização e a mobilidade, ao contrário da churrasqueira de alvenaria, este modelo é indicado para pouco uso, podendo ser montada pelo próprio proprietário.

A customização da churrasqueira é realizada rapidamente em estrutura pré-moldada, já que é disponível em módulos que se adaptam conforme a necessidade, como o forno e o fogão, sendo mais prática e rápida a instalação. Claro que a realizada em alvenaria se adapta melhor aos projetos, pois pode ser executada conforme a necessidade do proprietário, dando maior flexibilidade construtiva.

O tipo ideal de churrasqueira deve ser avaliado pelo proprietário, verificando a que melhor se encaixa em suas necessidades, analisando as vantagens e desvantagens de cada uma, como forma de realizar a melhor escolha para seu uso.

{ 2 comments… read them below or add one }

marcos antonio da silva setembro 18, 2011 às 11:21

Fui a leroy merlyn, encontrei uma churrasqueira de marca estilo achei muito legal pois se adequa ao local onde quero instalar a mesma. Gostaria de saber se vocês fabricam com tijolinho?

Alexandre setembro 20, 2011 às 13:55

Marcos, infelizmente não fabricamos churrasqueiras em tijolinho. Um abraço!

Leave a Comment

Previous post:

Next post: