Normas de acessibilidade para cadeirantes nos banheiros

Normas de acessibilidade para cadeirantes nos banheiros

by Alexandre

in Dicas de construção

A inclusão social de portadores de necessidades especiais deve ser direito de todos, devendo ter cuidados específicos para deficientes que usam cadeiras para se locomover, dando as pessoas que tiveram algum tipo de problema, por terem sofrido acidente que impossibilite o movimento das pernas ou doenças que afetaram sua locomoção, oportunidade de viverem dignamente.

Os banheiros destinados para acessibilidade para cadeirantes são orientados pela NBR 9.050, que especifica como é a acessibilidade em prédios, mobiliário, equipamentos urbanos e espaços. Normalmente são colocados em locais públicos, como empresas, shopping, praças e prédios públicos, tendo sua utilização obrigatória por lei.

As principais adaptações que o banheiro deverá ter em sua estrutura são:

  • Porta de entrada deverá ter 90 cm de vão, sua abertura é orientada para fora, com uma chapa de laminado plástico colada na parte inferior e um puxador horizontal na altura da maçaneta da porta;
  • Altura mínima do vaso sanitário deverá ser de 46 cm, claro que não considerando no cálculo o assento;
  • Colocação de barras horizontais de 80 cm para auxiliar na transferência para o vaso sanitário, tendo altura do chão de 75 cm;
  • Piso antiderrapante;
  • Local para manobra do cadeirante no interior do banheiro;
  • Lavatório na altura de 75 cm, sem coluna, para a acomodação do cadeirante;

Claro que sabemos que grande parte do setor público e privado não aplica estas normas de acessibilidade, por falta de fiscalização, omissão e desconhecimento da Lei 4.781/2008. A aplicação destas normas é essencial para que o direito de todos seja preservado.

{ 4 comments… read them below or add one }

José Libério Ferreira julho 19, 2011 às 19:31

Porque as normas ainda não são aplicadas na escola de arquitetura, pois acham que os deficientes passam a maior parte do tempo dentro de casa, ou eles em casa não são deficientes.
De engenharia

Alexandre julho 19, 2011 às 21:32

Olá, a lei é especialmente direcionada para ser aplicado em locais públicos, com universidades, escolas, banheiros públicos e comércios, agora em residências geralmente são utilizando quando o proprietário exige o dimensionamento do banheiro.
Certo que vemos projetos sendo realizados com desrespeito aos cadeirantes, podendo ser por desconhecimento ou negligência .
Um Abraço!

katia maio 28, 2012 às 07:14

Gostaria de saber se pode colocar vaso com caixa acoplada em banheiros com acessibilidade.Tenho um imóvel que não tem queda d’ água apropriada.
Gostaria urgente da resposta, já esta em andamento a obra.
Obrigado desde já.
Katia

Alexandre agosto 1, 2012 às 16:10

Olá Katia,

Não é recomendável colocar caixa acoplada em banheiros de acessibilidade, pois pode comprometer a utilização das barras de apoio para os cadeirantes. Claro que pode ser utilizado uma outra configuração de projeto do banheiro ou utilizar barras de apoio que são articuladas, mas que podem encarecer um pouco mais a obra.

Espero ter ajudado, um abraço!

Leave a Comment

Previous post:

Next post: