Como calcular o custo de construção de uma casa

Como calcular o gasto na construção de uma casa

by Alexandre

in Dicas de construção

Esta é uma pergunta que muitas pessoas realizam, pois não tem noção nenhuma de como saber a quantia de dinheiro a ser utilizada para construir sua casa.

O custo total de a uma edificação é a soma do projeto arquitetônico, impostos, terreno, materiais e mão de obra, a junção de todos esses elementos produzem o valor total de uma casa.

Há fatores essenciais que influenciam no custo total da obra, principalmente o material e a mão de obra, que tem reajustes freqüentes, graças ao aquecimento do setor da construção civil no Brasil. A criação de uma reserva de capital feita pelo cliente é uma forma de se resguardar e evitar sustos com variações grandes, algo em torno de 5% do capital empregado.

Mas existem maneiras simples para saber o valor a ser gasto com sua obra. Uma delas é a utilização de uma tabela chamada CUB (custo unitário básico) e outra é a consulta com engenheiro ou arquiteto.

Como calcular o gasto na construção de uma casa

CUB (Custo Unitário Básico)

O gasto com a obra pode ser calcula de forma rápida com a utilização do CUB, que é uma pesquisa realizada pela Sinduscon (Sindicato da indústria da construção civil), avaliando a variação de mão de obra, material, custos com projeto e impostos. Com análise destes dados, cria-se um custo da obra de acordo com o tipo de edificação, sendo dividido em padrão baixo, médio e alto.

Cada unidade da união tem seu CUB calculado pelo seu respectivo sindicato, podendo ter algumas diferenças de um estado para outro.

A utilização desta ferramenta auxilia as pessoas sem conhecimento com os custos relativos à obra, a obterem um orçamento muito próximo do real.

Um exemplo é uma edificação situada no estado de São Paulo, que tem uma área de 95m², o seu terreno é plano, casa térrea e de padrão baixo. Para esse calculo vá ao site do Sindusconsp e procure o cub mais atual. Após ter os dados em mãos veja o valor R1 que em abril de 2011 tem um valor de R$ 897,89.

Com o custo em mãos do metro quadrado faça um calculo simples:

Área x R1 = Custo total da casa

95m² x 897,89 = R$ 85.299,55

Arquiteto ou engenheiro

Os profissionais de arquitetura e engenharia auxiliam o cliente a calcular de forma precisa o valor a ser gasto para construir uma casa. Para isso antes de tudo deve se elaborar um projeto avaliando seu programa de necessidades, verificando a quantidade de ambientes e os que sejam mais onerosos como os banheiros, cozinha e lavanderia.

Como o profissional esta em sua região é mais fácil dele ter acesso aos custos dos materiais, mão de obra, impostos e custos de projeto, tornando um orçamento extremamente preciso.

Claro que existe a possibilidade do orçamento conter erros no decorrer da obra, podendo variar de acordo com a alta de preços de materiais e reajustes da mão de obra.

Conclusão

A criação adequada de um orçamento deverá ser feita por um bom profissional que realize um projeto arquitetônico e depois crie uma planilha de gastos para construir a sua casa. Mas a tabela cub serve como referencia para ter um embasamento da quantidade estimada que será gasta em sua obra.

 

{ 124 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: