A importância da utilização do EPI na construção civil

A importância da utilização do EPI na construção civil

by Alexandre

in Segurança na construção

A utilização de equipamentos de proteção individual na construção civil é necessário pelo risco de acidente que o trabalhador está propenso em uma obra. Normalmente a falta da utilização do EPI por parte do empregado ocasiona acidentes com ferimentos mais graves e que necessitem de maiores cuidados médicos.

Além do uso do EPI, o empregador deve estar atento em disponibilizar informações das melhores práticas de segurança nas construções, através de conversas e reuniões, que disponibilize os principais detalhes de como evitar acidentes dentro do conteiro de obras, pois a falta de cuidado dos empregados pode ocasionar danos a si próprios e aos seus companheiros de trabalho.

Existem pesquisas que apontam a desatenção do trabalhador como o principal motivo dos acidentes, então ter equipamentos que possam suprir e proteger os indivíduos de possíveis danos é essencial a saúde da equipe.

A prática de segurança deve ser realizada em todas as etapas da obra, evitando assim acidentes com o impacto de objetos, quedas, ruídos, produtos químicos, biológicos e a ergonomia, ou seja, o trabalhador está sujeito a danos internos e externos ao seu corpo.

Os principais equipamentos que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:

  1. Capacete: proteção contra impacto no crânio;
  2. Óculos: proteção para os olhos;
  3. Protetor auricular: proteção para o ouvido;
  4. Mascará para proteção contra pó da obra e químico: proteção para as vias respiratórias;
  5. Trajar roupas como calça e camisa comprida;
  6. Luvas de couro ou de plástico: proteção contra material corrosivo ou toxico e contra materiais que possam provocar cortes;
  7. Botas ou botinas: proteção contra produtos químicos, materiais perfurantes e impactos;
  8. Cinto de segurança: proteção contra queda;

O ministério do trabalho impõe na construção de obras, que os trabalhadores estejam utilizando os EPIs, pois a legislação exige a proteção contra eventuais acidentes físicos no ambiente de trabalho, a não utilização implica em multa e em caso de acidente indenização.

A implantação destes equipamentos básicos de proteção possibilita a execução da edificação de forma segura e sem acidentes, eliminando eventuais pagamentos de indenização por acidentes de trabalho, além de proteger vidas.

 

{ 5 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: